quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Causa Perdida



"Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães em junho de 1940, e depois, recrutado a força pela Wehrmacht em 1943, fui feito prisioneiro pelos russos em 1945. Veja o senhor que nós temos um sentido da história muito particular. Estamos sempre do lado errado da história, sistematicamente: sempre acabamos as guerras com o uniforme do prisioneiro, o nosso único uniforme permanente."

Michel Pollak. Memória, esquecimento, silêncio. 

2 comentários:

  1. Já eu, sou uma prisioneira de minhas escolhas...

    ResponderExcluir
  2. Em cada época, é preciso arrancar a tradição ao conformismo, que quer apoderar-se dela. O dom de despertar no passado as centelhas da esperança é privilégio exclusivo do historiador convencido de que também os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer. E esse inimigo não tem cessado de vencer.

    (Walter Benjamin - Sobre o conceito de História)

    ResponderExcluir